domingo, 29 de julho de 2012

Como evitar o Mate Pastor?

Esta posição surge após os seguintes lances: 1. e4 e5 2. Bc4 Bc5 3. Dh5

 .
Muitos iniciantes aspiram a todo o custo esse tipo de mate, tendo em vista ser uma poderosa e rápida finalização ao adversário. No entanto, com um pouco mais de atenção podemos demonstrar como se refutaria esse tipo de investida, ou seja: valorizando as possibilidades de defesa através do cálculo de variantes subsequentes a 3. Dh5. Cabe ao iniciante observar que a visão antecipada de lances não é um bicho de sete cabeças, mas pode ser desenvolvida a custo de treino e concentração. Vejamos:
 

Jogam as negras

Esta posição não é a mais clássica para se efetuar o mate pastor, mas nos servirá de base para analisarmos como refutá-la, já que quem joga agora são as negras. Vejamos: A ameaça é o sutil 4. Dh7 xeque mate. Quais seriam as possibilidades de defesa? De imediato podemos listar 3 ou 4 possibilidades: 3. ... Cf6, 3. ... g6, 3. ... Ch6 e 3. ... De7. Isso é muito importante, pois na maioria das vezes, quando não avaliamos corretamente as intenções do adversário, poderemos entrar em uma posição desfavorável, ou até mesmo levar um mate! Agora que identificamos as possibilidades, vamos por a prova através do cálculo dessas variantes:

a) Ameaçando a dama branca com o cavalo: 

3. ... Cf6? ( a interrogação é uma referencia a um lance ruim ), apesar da Dama branca estar ameaçada pelo cavalo, não se evitou o mate... então 4. D:f7++ brancas ganham.

b) Ameaçando a dama com o peão: 

3. ... g6? dessa forma se evita o mate, mas a Dama, muito bem posicionada, segue com outro xeque que ganha a torre de h8. Segue: 4. D:e5+ De7 5. D:h8 com vantagem material, mesmo após um pequeno susto com 5. ... D:e4+ 6. Ce2, pois agora as negras não podem tomar o Bispo de c4, porque o cavalo de g8 está indefeso também.

c) Defendendo o peão de f7 com o cavalo: 

3. ... Ch6? Esse lance defende o mate, mas as negras caem numa pequena cilada com perdas materiais. Segue: 4. d4! (Ameaçando de imediato o bispo. Parece uma entraga de peão por nada!!, mas...) 4. ... B:d4 5. Bg5! e não ( 5. B:h6?!, por que há defesa com 5. ... Df6! ameaçando B:b2 ganhando a torre de a1) 5. ... g6 (recurso indireto para evitar a perda da dama negra) 6. D:h6 f6 7. Dg7! e as brancas ficam com vantagem decisiva, pois ameaçam novamente mate em f7, ameaçam tomar a torre de h8 e ainda ameaçam tomar o peão de f6 capturando a dama negra a seguir.

d) Defendendo o peão com a dama:

3. ... De7! Essa sim é uma defesa satisfatória, pois elimina praticamente todas as ameaças diretas sobre o peão f7. O que poderia seguir após esse lance é a refutação mais que definitiva do ataque branco, tendo em vista que a dama branca agora se vê muito exposta as ações das peças negras. Vejamos: 4. Cf3 Cc6 (defendendo o peão de e5) 5. Cc3 Cf6 6. Dg5 0-0 e as negras refutam o mate, protegem seu  rei e planejam seguir com d6 e Be6 com posição satisfatória.

Como o leitor vê, dentre as 4 possibilidades eleitas nos deparamos com a comprovação de que uma delas era suficiente para a defesa. Obviamente essa análise, em uma partida oficial, consumiria tempo precioso, mas com a prática é possível adminstrá-lo com tranquilidade. Bom, pelo menos agora o leitor não precisará mais gastar tempo com análises, pois já sabe que o mate pastor pode ser refutado rapidamente. Por fim, existe outra possibilidade interessante, ou seja: 3. ... Df6, um pouco mais agressiva pois agora são as negras que ameaçam em f2 (Veja o bispo de c5 apontando para f2), mas demandaria mais tempo em análises, o que deixo ao leitor essa tarefa.

Um comentário:

  1. Muito legal seu blog, estou conhecendo agora - parabéns
    Eu preferiria no lugar das pretas 2...Cf6, já ameaçando peão branco do centro e anulando a possibilidade da Dama branca incomodar em h5.
    Caso as brancas "teimem" com o pastor colocando a dama em f3, eu sairia com bispo armando já o roque no quarto ou quinto lances, para despregar o cavalo que estaria em f6.
    Que lhe parece?

    ResponderExcluir