domingo, 29 de julho de 2012

Conheça-te a ti mesmo


 
De certo que a frase remonta a Sócrates e sua filosofia, mas longe de criar uma análise crítica à sua filosofia, o texto em epígrafe tenta chamar a atenção a um detalhe que poucos se atentam, quando no desenvolver da aprendizagem enxadrística: A análise das próprias partidas.

Obviamente que um enxadrista metódico poderá apontar e seguir vários caminhos em seu aprendizado, contando atualmente com vários meios, entre eles: livros, professores, artigos, computadores, etc. O que tento levar ao leitor amigo é apenas um entre esses tantos recursos. A análise das próprias partidas jogadas, fundamentadas na sua atual força enxadrística, tende a melhorá-lo como jogador, antes mesmo que você perceba, e talvez você nem mesmo atribua a isto o seu desenvolvimento ou melhora, mas tenha certeza de que será de grande valia para seu aprimoramento.



Não me refiro somente a análise fria e calculista, baseada em variantes exatas e validadas por engines de programas de computador. Não! Falo aqui da análise mais profunda, comentando em seus apontamentos não só os erros ou o que melhor convinha em determinada posição, mas também retratando a psicologia da situação, a necessidade de aperfeiçoar esta ou aquela abertura, de se aprofundar em determinada teoria de finais, de praticar determinados temas táticos, de aprimorar a administração do tempo, entre outras tantas áreas da teoria e da prática enxadrística.

Exemplos não faltam por aí. Vemos vários livros de análises de fortíssimos jogadores a relatarem as suas aventuras no afã de cada partida. Alekhine, Brosntein, Smilov, Botvinnik, são todos exemplos de como podemos nos desenvolver com a aplicação dessa filosofia de Conheça-te a ti mesmo.

Um bom conselho é reservar um caderno ou mesmo criar um arquivo de texto onde você possa fazer as análises das partidas jogadas. O ideal é fazê-lo pouco tempo após o término de um torneio, ou da própria partida mesmo, tendo em vista as idéias estarem mais claras e frescas. Paulatinamente você terá um cabedal de informações que lhe servirá de consulta. Quando chegar o momento em que você se flagrar rindo de suas próprias análises passadas, perceberá o quão maior se tornou desde então e verá que a filosofia do conheça-te a ti mesmo valera à pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário